top of page

Inaugura em Outubro, primeira clínica veterinária social especializada em felinos

Criada e gerida pela ONG Confraria dos Miados e Latidos, a clínica oferecerá atendimento clínico e cirúrgico em ambiente cat friendly.

Foto: Divulgação


Segundo o IPB (Instituto Pet Brasil), a população de gatos cresce mais do que a de cães no Brasil. Em 2018, os felinos somavam 23,9 milhões. Em 2021, havia 27,1 milhões, avanço de 14,4%, exatamente o dobro do crescimento do número de cachorros, 7,2%, no mesmo período.


Dedicada ao resgate e adoção de gatos desde 2007, a ONG Confraria dos Miados e Latidos encontrou nesse nicho a oportunidade de investir em um negócio de impacto social – que beneficia não somente os tutores de gatos, que terão acesso a um atendimento especializado a preços acessíveis, mas também a instituição, que reinvestirá toda a receita obtida na continuidade e crescimento da organização. Desde sua fundação, mais de 4000 gatos foram resgatados e encaminhados para adoção – e mais de 15.000 animais passaram por procedimento de esterilização e controle populacional.


“A geração de receita através de negócio de impacto social é uma grande tendência no terceiro setor” – explica Adriana Tschernev, Diretora Executiva da ONG e gestora da clínica. “É uma forma de garantir a atuação beneficente ao mesmo tempo em que garante o acesso de mais gatinhos a um atendimento especializado e que respeita as práticas cat friendly”.

Cat Friendly?

O conceito de clínicas Cat friendly foi desenvolvido pela International Society for Feline Medicine (ISFM, Sociedade Internacional de Medicina Felina), localizada em New Jersey, nos Estados Unidos. Para eles, a ideia é interpretar os ambientes e situações a partir do ponto de vista do felino. A Dra Camila Irene Ramos, Médica Veterinária Especializada em Felinos e responsável técnica da Clínica, explica na prática o que isso quer dizer:


“Gatos são animais naturalmente sensíveis a estímulos externos. No ambiente cat friendly nos preocupamos em fazer tudo ao nosso alcance para minimizar o stress causado por esses estímulos: não há odores de outras espécies de animais ou outros odores fortes, como flores ou produtos de limpeza e controlamos o nível de ruído, disponibilizando inclusive música ambiente especial para promoção do relaxamento do gato”.

Dra Camila acrescenta, ainda, que são adotadas práticas modernas de contenção, que respeitam a natureza do animal:

“Antigamente, era prática comum conter o animal pela pele do dorso, acreditando que estaria sendo replicado o comportamento da mãe gata, ao carregar seus filhotes. Porém já se sabe que essa prática é extremamente humilhante e nociva, sobretudo para um gato adulto, e não deve mais ser replicada. Através do enriquecimento ambiental e de uma abordagem respeitosa e tranquila, as consultas e procedimentos podem ser realizados sem prejudicar o paciente.”

Além da consulta veterinária generalista para os felinos, outras duas especialidades estarão disponíveis na Clínica Social da Confraria: atendimento clínico e cirúrgico de Odontologia e a consulta Comportamental. À frente dessas especialidades estão as Dras Fernanda Conde e Débora Paulino.



Por que Odonto e Comportamento?

“A qualidade de vida e o comportamento de um gato podem ser seriamente afetados pela falta de saúde bucal” – explica Dra Fernanda. “Devido à dificuldade em promover escovação diária e à presença de doenças infectocontagiosas específicas dos felinos que causam problemas odontológicos, é muito comum que a boca e os dentes do gato precisem de intervenção se ao longo da vida – e o diagnóstico e tratamento precoce podem fazer toda a diferença no bem estar dos gatinhos.”

Tatiana Sales, Presidente e fundadora da ONG, explica, inclusive, que o tratamento odontológico em gatos de abrigo mudou dezenas de destinos:

“Alguns animais que aguardavam adoção havia anos, devido a comportamentos arredios e dificuldade de socialização, puderam encontrar suas famílias após o diagnóstico e tratamento de suas questões odontológicas. Queremos oferecer isso, com qualidade e custo subsidiado, a outras ONGs e protetores, para que mais animais possam ter uma nova chance de ter a vida que merecem”.

Tatiana explica, ainda, o porquê da escolha da assessoria comportamental em felinos como a segunda especialidade adicional a ser oferecida na Clínica Social da ONG:

“A segunda maior causa de devolução de gatos adotados é a falha em seguir os procedimentos de adaptação do gatinho ao novo lar – traduzindo-se em problemas comportamentais como eliminação fora do lugar, comportamento agressivo ou recluso, prejudicando sua integração à nova família. Abordar a questão comportamental é fundamental para que cada vez menos gatinhos sejam devolvidos – e agora nossa clínica poderá contribuir com isto!” – conclui.
"Entender como o gato se sente é fundamental para a saúde integral. Cuidar do comportamento é a nossa forma de contribuir, compreendendo as emoções e como ele se comunica, assim como para humanos a saúde mental influência é um pilar, para os gatos comportamento, saúde física e saúde emocional caminham juntas. Gatos emocionalmente equilibrados são gatos realmente felizes", explica a Dra Debora Paulino.

Quem poderá ser atendido na clínica?

A clínica da Confraria estará aberta para todos os gatos! Confira abaixo o cronograma dos atendimentos e entre em contato para agendar:


  • SEGUNDAS FEIRAS: atendimento clínico e cirúrgico especializado em ODONTOLOGIA FELINA com a Dra Fernanda Conde, mediante agendamento;

  • TERÇAS FEIRAS: atendimento especializado em felinos GRATUITO com a Dra Camila Irene Ramos, para tutores inscritos no CADÚNICO, protetores independentes e encaminhamentos dos Médicos Veterinários de Rua, mediante agendamento;

  • QUARTAS FEIRAS: atendimento especializado em COMPORTAMENTO FELINO com a Dra Débora Paulino, mediante agendamento;

  • QUINTAS, SEXTAS E SÁBADOS: atendimento especializado em felinos para o público em geral, com a Dra Camila Irene Ramos, sem necessidade de agendamento.


Para agendar a sua consulta, entre em contato conosco via WhatsApp: (11) 2346-5888. Se preferir, clique no botão abaixo para ser encaminhado à plataforma:




110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page